Friday, August 06, 2004

Saudade...

Eu não sou facilmente impressionável...aliás, bastante sou bastante estóico quanto ao me impressionar, ainda para mais com filmes de Hollywood. Mas não pude deixar de ter todo o tipo de reacções quando vi a cena do filme "John Q.", onde Denzel Washington se despede do filho, quando pensa que vai morrer para lhe salvar a vida. É que esse texto é quase "ipsis verbis" o que o meu pai me disse, o que me deixou muito arrepiado, confesso. Porque é que viemos equipados com "o chip" da saudade? Porque é que nos dá vontade de ressuscitar os mortos, fazer reaparecer os vivos, que nos deixaram? Porque é que me dá uma vontade tão grande de perguntar ao meu pai se está orgulhoso do seu filho? Porque é que eu precisava de um abraço dele, neste preciso momento? Porque é que eu só o queria ver mais uma vez? Porque é que eu dava a minha vida por isso? Porque é que eu ainda não superei totalmente o trauma? Porque é que eu, muitas vezes, quero ser ele nas minhas acções? Porque é eu acho que não sou merecedor do apelido que ele me deixou? Foda-se...ás vezes há perguntas a mais e respostas a menos...

Queria dizer "Amo-te, Pai" uma última vez, queria dormir no teu colo como fazia quando era mais novo, apesar de achar que se calhar agora ja era maior do que tu..., queria ver como queria ver a avó, ou como queria ver cada vivo que se afastou de mim e que me marcou... Enfim, hoje não sei responder a nada, nem ao mais básico...o que é a saudade?

1 Comments:

Blogger Joana (Dra-D) said...

O chip da saudade, vem com todos nós, para permitir que não esqueçamos jamais, todos aqueles que nos maracaram e por qualquer motivo actualmente estão ausentes da nossa singela vidinha!...
Mas para aumentar todo o seu significado, SAUDADE só existe em PORTUGUÊS, o que revela ainda mais a grandeza deste povo...
Não conhecia o teu pai, mas conheço-te a ti, e o suficiente para saber que ele se orgulha muito do filho a quem deu vida, deixou o seu apelido, e a quem muito amou, e por quem certamente vela; lá de cima...
Podes sempre dizer o amor que sentes pelo teu pai, porqueele lá em cima, onde estiver, vai-te ouvir, e certamente conseguirá responder-te de uma qualquer forma, só vais ter que ter cuidado e muita atenção para poderes notar a resposta... ;)
Nunca poderás ser ele, nas tuas acções, mas és sempre o filho dele a todo o momento, por isso tudo aquilo que tu faças, ele estará contigo, mesmo que em vida não concordasse, porque é pai, e os pais estão sempre ao lado dos filhos, mesmo quando não concordam com as ideias dos seus filhos, porque os amam incondicionalmente.

August 7, 2004 at 4:45 AM  

Post a Comment

<< Home